top of page
Buscar
  • Foto do escritorLaHibrid

Dormir como fator de proteção a infecções

Muito se tem dito sobre os riscos de contágio do Sars-Cov-2, o vírus causador da Covid-19. Entretanto, pouco se fala sobre os mecanismos que o corpo utiliza para se defender de um antígeno, nesse caso, o vírus. Texto de Claudia Moreno.


https://www.jornaldotrem.com.br/black-woman-sleeping-in-bed/



Nosso organismo produz citocinas, proteínas que têm como alvo infecções e inflamações. Sem sono suficiente, seu corpo produz menos citocinas, tornando a capacidade de resposta de seu organismo mais fraca. A restrição crônica de sono torna a vacina contra a gripe menos eficaz, um exemplo muito bem documentado da redução da resposta do organismo a infecções por vírus devido à redução do sono.


Para manter-se saudável, especialmente durante essa pandemia, é fundamental dormir de sete a oito horas por noite. Isso ajudará a manter o funcionamento do sistema imunológico e também atuará como fator de proteção para outros problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Se não for possível dormir de sete a oito horas, recomenda-se compensar o descanso perdido com cochilos. Foi demonstrado que tirar dois cochilos com no máximo 30 minutos cada - um de manhã e outro à tarde - ajuda a diminuir o estresse e compensar os efeitos negativos que a privação de sono tem no sistema imunológico. Embora a duração e qualidade de sono adequadas não impeçam, necessariamente, uma doença, sua redução pode afetar adversamente o seu sistema imunológico, deixando-o suscetível a infecções.


Fonte: National Sleep Foundation

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page